top of page

Conflito de interesses

Por que o modelo de comissão é danoso ao seu bolso

Não tem conflito de interesses.

O primeiro grande diferencial entre uma consultoria de investimentos e os bancos e assessores é a ausência do conflito de interesses, já que o consultor não recebe comissão por suas recomendações.

Nos bancos e corretoras, o interesse dos gerentes de banco ou dos assessores ligados às corretoras é vender os produtos ligados a sua instituição, como fundos de investimentos ou CDBs. Dessa forma, eles ganham bônus a cada venda.

A principal desvantagem deste modelo é que, por vezes, o interesse dos gerentes e assessores pode não ser o sucesso do investidor. Mas sim, cumprir a meta de vendas que eles possuem. Por exemplo, um funcionário de um banco ou uma corretora pode ter uma remuneração melhor, mesmo que a rentabilidade do produto ofertado ao cliente seja inferior.

Já o consultor financeiro não possui comissão relacionada aos produtos. Por isso, o seu interesse é totalmente voltado ao sucesso de seu cliente.


Baixo custo


Por ser um serviço construído a partir do conhecimento do consultor, alinhado a um desenvolvimento do cliente, a consultoria de investimentos tem um custo muito menor do que bancos e corretoras, que necessitam de infraestruturas muito mais robustas e tecnológicas.

Além disso, um mesmo consultor pode possuir diversos clientes, já que as plataformas de gestão o auxiliam para que isso seja possível, o que reduz ainda mais os custos.


Simplicidade e comodidade


Outra vantagem da consultoria de investimentos é a eliminação de burocracias exigidas por bancos e corretoras de investimentos mais tradicionais.

Não são pedidos vários documentos e formulários para a contratação de um serviço de consultoria. Além disso, não é preciso a presença física para nenhum tipo de assinatura ou algo do tipo.

Assim, além de eliminar a dor de cabeça causada por todos esses processos, reduz o tempo preciso para contratar o serviço e torna tudo mais automático e simples.


Segurança e transparência


Para que uma consultoria de investimentos possa atuar no Brasil, é preciso passar pela regulamentação da CVM. Por isso, as consultorias estão, a todo o momento, sendo fiscalizadas pelo órgão.

Além disso, não vendem produtos, mas sim prestarem um serviço. Ou seja, as consultorias podem ser transparentes com os seus clientes sobre qual a melhor estratégia e os melhores investimentos de acordo com os seus perfis.

Outra vantagem deste tipo de serviço é que a consultoria, em nenhum momento, recebe acesso ao dinheiro dos clientes. Assim, o dinheiro é investido no CPF do cliente e direto em sua conta do banco ou corretora.

Isto é, o consultor não tem acesso a essa conta. Dessa forma, se torna um processo 100% seguro, com o dinheiro podendo transitar apenas entre contas de mesma titularidade do cliente.


Como saber quando eu preciso de uma consultoria de investimentos?


Por mais que você já tenha estudado sobre investimentos, e até se arriscado a gerenciar a sua própria carteira, contar com um serviço de consultoria de investimentos pode te ajudar a maximizar os seus resultados e reduzir os seus riscos.


Alguns motivos que podem fazer com que você perceba que precisa de uma consultoria são:

  1. Você se sente desconfortável com os movimentos do mercado;

  2. Sente que pode ter um retorno maior com os ativos que já possui;

  3. Surgem dúvidas sobre o cenário econômico atual;

  4. Você gostaria de mudar a estratégia e não sabe como;

  5. Quer arriscar outros investimentos;

  6. Se sente perdido na hora de comprar e vender ativo;


Benefícios da consultoria de investimentos


Escolher por uma consultoria pode trazer diversos benefícios para os seus investimentos. Veja os principais benefícios da consultoria de investimentos.


Conhecimento e segurança

Como a consultoria de investimentos é um serviço de auxílio, você aprenderá tudo o que é preciso para investir o seu próprio patrimônio. Por isso, tem muito mais autonomia e segurança. Isto é, tem o saber para entender todas as movimentações, e muito mais controle do seu dinheiro.


Análise completa dos investimentos

Caso você já invista, o consultor te envia uma análise completa de todos os seus investimentos. Além disso, constrói de forma conjunta a sua primeira estratégia de alocação. Portanto, junto com o auxílio prestado e com o saber que você já obteve, irá entender toda a estratégia que está sendo sugerida para o seu perfil de investidor.



Commentaires


bottom of page